quarta-feira, 10 de dezembro de 2003

Ha! Ha! Ha!

Interrogo-me n vezes qual é a forma de "onomatopeiar"* o riso (?????- sou eu a interrogar-me também se acabei de inventar um novo verbo...). Já repararam com certeza (ou não!) que quase cada pessoa o faz de forma distinta. Ora vejamos algumas formas das mais utilizadas e tentemos decifrar o riso associado:
- ahahaha - riso preguiçoso, forreta e estrondoso. Preguiçoso porque não utiliza pontuação, forreta porque está a guardar o fôlego para ele, visto que não solta o som mudo (o que raio queira isso dizer) em primeiro lugar e estrondoso porque utiliza a vogal mais aberta (a chamada meretriz).
- hahaha - igual ao anterior, excepto na parte do forreta. Faz-me lembrar a história da tosta mista, mas sem fiambre.
- eheheh - riso contido. Revela uma pessoa mais contida (ou com sida) do que a anterior, mas também preguiçosa e forreta.
- hihihi - riso hiena. Só vejo duas hipóteses aqui, ou tem o cérebro queimado (não vou agora comentar como...), ou então tem umas cuecas muito apertadas onde não deve (também não vou extrapolar para os membros do sexo feminino). Uma coisa é certa, irrita qualquer um.
- hohoho - riso Pai Natal, muito apropriado para esta época festiva. Pode-se tornar muito útil se encontrarem uma pessoa do sexo oposto (não vou extrapolar para outras preferências sexuais) que acredite nesta personagem da Lapónia (não, não está aberta a discussão da origem do Pai Natal!).
- huhuhu - não consigo descrever este riso. A primeira definição que me veio à mente foi estúpido, mas é muito fácil. Talvez coruja... Bem, só conheço mesmo uma pessoa a rir-se em certas situações assim: José Castelo Branco.
Ah! (não, não é 1/3 de riso... brincalhões!) Mas com a evolução dos tempos, novas formas foram aparecendo para representar o riso, como por exemplo, "lol" ou "rotfl". Não consigo concordar, principalmente porque representam expressões em inglês. Porque não as utilizamos em português? Talvez "eareaebs" (estou a rir em alto e bom som) ou então "earcoctqearncuadmmt" (estou a rir-me como o caraças, tanto que estou a rebolar no chão. Ups! Acabei de me mijar todo).
E ainda há o raio das caretas que fazem nos chats ou nas sms :-) . Até parece que temos todos a mesma cara. Podiam, pelo menos, alterar o tipo de letra para ficar mais adequado com a sua cara. E se alguém não tem um olho? Represento assim .-) ? E se é o olho esquerdo? E eu quando me rio mostro os dentes... é incorrecto apartir do momento em que isso não é possível representar desta forma? E os pretos (sem ofensa, claro) como podem fazer? Experimentem :<) ........
Um abraço XXXL.

*Onomatopeiar. Acto de fazer onomatopeias.
Onomatopeias. Recurso fonético que consiste numa tentativa de imitação dos ruí­dos naturais através dos fonemas da língua. Ex.: fink-fink-fink, slap-slap-slap, sbooorrrrr, etc.

Sem comentários: