segunda-feira, 29 de dezembro de 2003

O bacalhau

Acho absolutamente impressionante a quantidade de bacalhau ingerida pelos portugueses.
Estava eu prostrado sobre a sanita da casa da minha querida mãezinha, a aliviar-me de alguns dos quilos de bacalhau ingeridos horas antes, quando dei comigo a reflectir sobre a quantidade de bacalhau ingerida nesta altura. E não é só na “Consoada”... Ainda ando a comer, que por sinal adoro, o famosíssimo “Farrapo velho” (ou “Roupa Velha”, conforme as regiões).
Posso dizer, e fazendo as contas por alto, que em 6 dias comi cerca 1,5 Kg. deste peixe. Imaginemos agora que 50% da nossa população come bacalhau por esta altura, ou seja, temos um consumo de bacalhau de 7500 toneladas. Agora, se fizermos justiça à velha máxima de “O Natal é quando o homem quiser”, e supondo que um homem vulgar escolheria este “Natal” intervalado com aqueles dias difíceis do mês para a mulher, então teríamos de multiplicar o valor anterior por 12, chegando ao resultado de 90000 toneladas. Mas como vivemos num sistema democrático em que as mulheres, supostamente, têm os mesmos direitos que os homens, temos também de admitir que uma mulher comum também escolheria 12 “Natais” por ano (talvez a coincidir com “aqueles” momentos. Ouvi dizer que o bacalhau tem uma bactéria com os mesmos efeitos do “paracetamol”...), ou seja, o número passaria para 1.080.000 toneladas. E só estamos a falar deste jardim à beira mar plantado.... e sem extrapolar para as criancinhas, para a comunidade “gay”, para a comunidade bissexual, para as “drag-queens”, etc.
1.080.000 toneladas. Obviamente este peixe tem de estar em vias de extinção. Se fizermos uma média de 4 quilos por cada bacalhau, este valor reflecte-se em 270.000.000 de unidades, de peixes por ano consumidos só em Portugal.
Ide comer bacalhau ao car....!
Um abraço XXXXXL (é normal engordar um pouquinho nesta época festiva).

Sem comentários: